20 anos de sua morte.
O acidente vitimou o tricampeão de fórmula 1, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. 1º de maio de 1994.
"Há um grande desejo em mim de sempre melhorar. Melhorar: é o que me faz feliz.
E sempre que sinto que estou aprendendo menos, que a curva de aprendizado está nivelando, ou seja, o que for, então, não fico muito contente. E isso se aplica não só profissionalmente, como piloto, mas como pessoa."
"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si".
Fonte: Jornal de Beltrão. 1º.05. Especial. 20anos sem Senna. p.16.
Foto: www. google.com.br. imagens.
“Movo-me como educador, porque, primeiro, me movo como gente.” Paulo Freire
quinta-feira, 1 de maio de 2014
quarta-feira, 30 de abril de 2014
Cronograma Hora da Leitura
1º SEMESTRE
Acredita-se que “A
qualificação e a capacitação contínua dos leitores ao longo das séries / anos escolares colocam-se como uma garantia de
acesso ao saber sistematizando, aos conteúdos do conhecimento que a escola tem
de tornar disponíveis aos estudantes” (SILVA, 2002,p.07).
Ainda “Para a
seleção dos textos é importante avaliar o contexto da sala de aula, as
experiências de leitura dos alunos, os horizontes de expectativas deles e as
sugestões sobre os textos que gostariam de ler, para, então oferecer textos
cada vez mais complexos, que possibilitem ampliar as leituras dos educandos”
( SILVA,2002, p.22).
MARÇO
DIA
|
AULA
|
|
06
|
1ª
aula
|
Quinta-feira
|
10
|
2ª
aula
|
Segunda-feira
|
18
|
3ª
aula
|
Terça-feira
|
26
|
4ª
aula
|
Quarta-feira
|
31
|
5ª
aula
|
Segunda-feira
|
ABRIL
DIA
|
AULA
|
|
08
|
2ª
aula
|
Terça-feira
|
16
|
3ª
aula
|
Quarta-feira
|
24
|
4ª
aula
|
Quinta-
feira
|
28
|
1ª
aula
|
Segunda-feira
|
MAIO
DIA
|
AULA
|
|
06
|
1ª
aula
|
Terça-feira
|
14
|
2ª
aula
|
Quarta-feira
|
19
|
4ª
aula
|
Segunda-feira
|
29
|
3ª
aula
|
Quinta-feira
|
JUNHO
DIA
|
AULA
|
|
03
|
2ª
aula
|
Terça-feira
|
11
|
3ª
aula
|
Quarta-feira
|
26
|
4ª
aula
|
Quinta-feira
|
·
Conforme o
cronograma, todas as turmas deverão realizar leitura em sala de aula, (alunos e
professores).
·
Funcionários
farão leitura no seu setor de trabalho.
·
Os materiais para
leitura podem / devem ser organizados pelos professores de acordo com as
especificidades e necessidades da sua disciplina e turma (ou livro de Literatura)
·
Os materiais
utilizados da biblioteca deverão ser organizados antecipadamente.
·
Manter o
estipulado no cronograma para não
desorganizar a hora da leitura.
Cronograma Hino Nacional - 1º semestre
MATUTINO
|
VESPERTINO
|
FEVEREIRO
21/02- 6º A
28/02 6º B
|
FEVEREIRO
21/02 – 6º A
28/02 - 6º B
|
MARÇO
07/03 7º A
14/03 8º A
28/03 9º A
|
MARÇO
07/03 – 6º C
14/03 - 7º A
28/03 - 7º B
|
ABRIL
04/04- 9º B
11/04 – 1º A
25/04 – 1º B
|
ABRIL
11/04 – 9º A
25/04 – 9º B
|
MAIO
09/05 – 2º A
16/05 – 2º B
23/05 – 3º A
|
MAIO
09/05 – 1º A
16/05 – 1º B
23/05 – 2ºA E 2º B
|
JUNHO
06/06 – 3º B
13/06 – TODOS
|
JUNHO
06/06 – 3º A
13/06 - TODOS
|
|
|
Curso de gestão para comunidade escolar
A Secretaria de Estado da
Educação vai ampliar a oferta de curso de formação. Desta vez, professores,
funcionários, representantes das instâncias colegiadas (Conselho Escolar,
Grêmio Estudantil e Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF) e comunidade
escolar poderão participar do curso de gestão democrática.
"O objetivo é subsidiar os participantes com informações sobre as formas
de investimentos presentes nas escolas e o papel de cada um quanto às
responsabilidades de uso desses recursos financeiros. Além disso, espera-se uma
maior participação da comunidade escolar para acompanhar o uso do dinheiro
público", contou o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais,
Eziquiel Menta.
O curso semipresencial inicia em maio, com três módulos que tratam de temas
envolvendo os programas e projetos implantados nas escolas, o Programa Dinheiro
Direto na Escola (PDDE) e a respeito do controle social.
Inicialmente participam do curso os representantes das escolas incluídas, em
2013, no Plano de Ações Descentralizadas (PAD) – proposta da Secretaria da
Educação para assessorar as escolas na diminuição das taxas de abandono,
reprovação, aprovação por conselho de classe, e melhorar a proficiência em
leitura e interpretação de textos e de resolução de problemas de forma
disciplinar e interdisciplinar.
Cada módulo tem duração de dois meses com a participação de cerca de mil
pessoas. Outros cursos serão ofertados para atender a todas as escolas da rede
estadual. A Secretaria da Educação já capacitou os tutores das 32 regionais de
educação para o acompanhamento dos trabalhos.
O curso será oferecido dentro do programa Formação pela Escola, parceria com o
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que busca a capacitação de
profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais,
representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. Cerca de 17,5
mil gestores municipais já foram formados pelo programa no Paraná.
Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5305&tit=Curso-de-gestao-para-comunidade-escolar. Acesso: 30.04.14"O objetivo é subsidiar os participantes com informações sobre as formas de investimentos presentes nas escolas e o papel de cada um quanto às responsabilidades de uso desses recursos financeiros. Além disso, espera-se uma maior participação da comunidade escolar para acompanhar o uso do dinheiro público", contou o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta.
O curso semipresencial inicia em maio, com três módulos que tratam de temas envolvendo os programas e projetos implantados nas escolas, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a respeito do controle social.
Inicialmente participam do curso os representantes das escolas incluídas, em 2013, no Plano de Ações Descentralizadas (PAD) – proposta da Secretaria da Educação para assessorar as escolas na diminuição das taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho de classe, e melhorar a proficiência em leitura e interpretação de textos e de resolução de problemas de forma disciplinar e interdisciplinar.
Cada módulo tem duração de dois meses com a participação de cerca de mil pessoas. Outros cursos serão ofertados para atender a todas as escolas da rede estadual. A Secretaria da Educação já capacitou os tutores das 32 regionais de educação para o acompanhamento dos trabalhos.
O curso será oferecido dentro do programa Formação pela Escola, parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que busca a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. Cerca de 17,5 mil gestores municipais já foram formados pelo programa no Paraná.
segunda-feira, 28 de abril de 2014
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