Indicadores mais comuns que sugerem investigação
oftalmológica em crianças de idade escolar
Professora: Rosângela Prestes
Profª de Sala Multifuncional - tipo II
Existem indícios que, se observados, podem
sugerir uma consulta ao oftalmologista. Os mais comuns são:
u
Segurar habitualmente os livros muito próximos
ou muito afastados dos olhos na leitura;
u
Inclinar a cabeça para frente ou para um dos
lados durante a leitura, com o intuito de ver melhor;
u
Franzir ou contrair o rosto na leitura à
distância;
u
Fechar um dos olhos para ver melhor um objeto ou
ler um texto;
u
“Pular” palavras ou linhas na leitura em voz
alta;
u
Confundir letras na leitura ou na escrita;
u
Trocar ou embaralhar letras na escrita;
u
Não ler um texto na sequência correta;
u
Queixar-se de fadiga após a leitura;
u
Apresentar desatenção anormal durante a
realização das tarefas escolares;
u
Reclamar de visão dupla ou manchada;
u
Queixar-se de tonteiras, náuseas ou cefaleia
durante ou após a leitura;
u
Apresentar inquietação, irritação ou nervosismo
excessivo após prolongado e intenso esforço visual;
u
Piscar os olhos excessivamente ou lacrimejar,
sobretudo durante a leitura;
u
Esfregar constantemente os olhos e tentar
afastar com as mãos os impedimentos visuais;
u
Sofrer quedas, esbarrões e tropeços frequentes
sem causa justificada.
Instituto Benjamim Constant
http://www.ibc.gov.br/ - acesso: 02.06.14