quinta-feira, 15 de maio de 2014

GTR Matemática

Grupo de Trabalho em Rede, Estado do Paraná.

Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio
Disciplina: Matemática
Professora: Maria de Lorena
Série: 3a A

Ensino Médio
Turno: Matutino e Vespertino
Endividamento das famílias cresce em janeiro, segundo CNC

Dos entrevistados, 63,4% relataram ter dívidas, ante 62,2% em dezembro.
Índice de endividamento avançou na comparação mensal e na anual.
Fonte: G1, no Rio.
O percentual de famílias brasileiras que afirmaram ter dívidas chegou a 63,4% em janeiro, alta de 1,2 ponto percentual em relação aos 62,2% registrados em dezembro de 2013, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).. Os débitos dos brasileiros incluem cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.
O planejamento financeiro familiar é um assunto que tem ganhado destaque em vários meios de comunicação. Vivemos numa sociedade cheia de estímulos para consumir e facilidades de créditos
  Principalmente os mais jovens estão mais propensos a gastar, sofrem a influência da mídia e passam a gastar sem controle nenhum, submetido a uma corrente de consumo alavancada pelas propagandas. Então quando percebem, já estão endividados, pois não tem controle sobre os seus gastos, comprometendo totalmente seu salário e não tendo uma reserva monetária para alguma situação emergencial que possa ocorrer. Então, planejar seu orçamento, fazendo uma planilha para organizar suas receitas e despesas, irá com certeza ajudar a equilibrar sua vida financeira.
Este trabalho visa conscientizar nossos educandos quanto à necessidade de saber administrar  suas receitas e despesas, descobrindo maneiras de economizar , lidar com emergências, sobreviver com o salário que ganham sem deixar de pagar suas contas, preparando-o para um futuro tranqüilo e feliz.
Controlar aquilo que se ganha e o que se gasta é fundamental para ter sucesso
financeiro. É fato que, com controle financeiro é possível ter uma renda não muito alta e qualidade de vida. O contrario também ocorre, pessoas com rendimentos altos e nenhum controle parecem ver seu dinheiro escorrer entre os dedos devido o mau uso deste. Nessa linha de pensamento escreveu Cerbasi (2004) pontuando que riqueza não depende de quanto se ganha, mas sim da forma como se gasta.
           
Encaminhamento Metodológico.
·        A turma foi dividida em 6 grupos;
·        Cada grupo terá que administrar as receitas e despesas de uma família fictícia;
·        Deverá definir valores iniciais (salários, produtos, quantidades, aluguel, luz, água, etc.);
·        Organizar uma planilha de forma a contemplar todas as despesas e receitas referentes ao orçamento doméstico;
·        Partindo da cesta básica, organizar a lista com todos os produtos necessários para a casa e família durante o mês;
·        Após fazer um levantamento de preço desses produtos, cada grupo irá fazer essa pesquisa em mercados diferentes;
·        Realizar todas as pesquisas necessárias, de acordo com as atividades do grupo;
·        É necessário troca de informações entre os grupos já que é a mesma família inicial, mas em cada grupo sofre mudanças;
·        Realizar todos os cálculos necessários;
·        Toda semana surgirão situações diferentes na família dos grupos (situações de emergências, etc.). As mesmas serão via Facebook, para os alunos resolverem;
·        No final, cada grupo fará uma análise financeira da família, apresentará ao grande grupo e fará sugestões práticas de melhoria na situação econômica e formas de poupar;

Ø      GRUPO A
Dados:
- Família composta por um casal e dois filhos
- Não possui casa própria ( casa 02 quartos)
- Renda familiar:
 Pai: não tem formação, recebe sobre o salário mínimo nacional; ( dois
 Mãe: trabalha de doméstica, dois dias por semana;
 Filho 01: trabalha numa indústria toda a tarde, estuda pela manhã. Fez um consórcio de uma (Honda Biz 125 EX 2013, em 60 meses de RS 186,24)
Filho 02: Estuda numa escolinha particular (mensalidade de R$ 120,00).


Ø      GRUPO B
Dados:
- Família composta por um casal e dois filhos e uma avó aposentada.
- Mudou-se (casa 3 quartos).
- Renda familiar.
 Pai: não tem formação, recebe sobre o salário mínimo nacional.
 Mãe: trabalha de doméstica, três dias por semana;
 Filho 01: trabalha numa indústria toda a tarde, estuda pela manhã. O consórcio teve um aumento de 13% nas 50 prestações restantes.
Filho 02: a avó cuida.
Avó: paga um plano de saúde para si de R$ 250,00.
          Comprou um celular para o neto 01 de  R$ 565,00 em 12x com juros comerciais de 7,75%.
         Toma remédio controlado 3x ao dia para o coração: 1 cx -30 comprimidos custa R$ 85,00

Ø      GRUPO C
Dados:
- Família composta por um casal e três  filhos  uma avó.
- Não possui  casa própria.
- Renda familiar:
 Pai: não tem formação, recebe sobre o salário mínimo nacional;
 Mãe: Não trabalha.
           - Remédio para a depressão ( 3x ao dia-  cx de 20 comp. R$ 105,80)
 Filho 01: parou de estudar e foi para Rio de Janeiro trabalhar ganha como nível técnico, manda a metade do salário para pagar o consórcio e ajudar nas despesas.
Filho 02: Estuda numa escolinha particular (mensalidade de R$ 130,00).
Bebê:
 - Usa fralda descartável da Mônica (48 unidades por semana)
 - Leite Ninho 400gr (4 lts).
Avó: paga um plano de saúde para si  e para o bebê de R$ 320,00.
Comprou um celular para o neto 01 de  R$ 565,00 em 10x com juros comerciais de 7,75%.
       Toma remédio controlado: - 3x ao dia para o coração: 1 cx -30 comprimidos custa R$ 85,00.
- 2x ao dia Cálcio: 1 cx – 30 comp.  custa R$ 44,90.

Ø      GRUPO D
Dados:
- Família composta por um casal e dois filhos  uma avó
- Não possui casa própria.
- Renda familiar: .
 Pai: começou a trabalhar numa indústria.
- comprou uma bicicleta nas Casas Bahia em 12 x para ir trabalhar:
(Bicicleta Aro 26, Caloi Terra com 21 Marchas - Azul).
 Mãe: trabalha 3x por semana como doméstica;
 Filho 01: voltou a estudar à noite; teve um aumento de 30% no seu salário.
Filho 02: Pagou antecipado à escolinha e teve desconto de 8%.
 - Aula de violão ( R$ 65,00).
- Transporte escolar (R$ 45,00)
Bebê: - Usa fralda descartável da Mônica ( 48 unidades por semana).
  - Leite Ninho  400gr  ( 5 lts).
Avó: paga um plano de saúde para si e para o bebê de R$ 320,00.
 Pagou o restante das prestações do celular com desconto de 3,5%
 Toma remédio controlado: - 3x ao dia para o coração: 1 cx -30 comprimidos custa R$ 85,00.
- 2x ao dia Cálcio: 1 cx – 30 comp.  custa R$ 44,90.

Ø      GRUPO E
Dados:
- Família composta por um casal e dois filhos uma avó
- Não possui casa própria.
- Renda familiar:
 Pai: começou a trabalhar numa indústria.
 - estragou a bicicleta pagou 12% do valor da compra para arrumá-la
 Mãe: trabalha 3x por semana como doméstica.
 Filho 01: - voltou a estudar a noite, foi contemplado no consórcio, casou
Despesas: - aluguel R$ 250,00, luz, água R$ 85,00; cesta básica R$ 380,00 documentação da moto.
Filho 02: Estuda numa escolinha particular ( mensalidade de R$ 140,00)
- Aula de violão ( R$ 68,00).
- aumento no transporte 2,5%.
Bebê: - Usa fralda descartável da Mônica ( 24 unidades por semana).
             - Leite Ninho  400gr  ( 8 lts).
Avó: paga um plano de saúde para si  e para o bebê de R$ 320,00 ( reajuste de mais 105)
Remédios aumentaram  15% : - 3x ao dia para o coração: 1 cx -30 comprimidos custa R$ 85,00.
- 2x ao dia Cálcio: 1 cx – 30 comp.  custa R$ 44,90.

Ø      GRUPO F
Dados:
- Família composta por dois casais e três  filhos  uma avó
- Despesas com a cesta básica aumentaram 45%.
- Despesas da casa 32%.
- Mudaram-se casa com 4 quartos ( aluguel aumentou 25%)
- Renda familiar:
 Pai: - Teve um aumento de 12,5%.
 - pagou as prestações restantes da bicicleta com 7% de desconto
 Mãe: trabalha 5x por semana como doméstica ;
 Filho 01: - voltou para casa, com esposa e filho
- Recebeu FGTS e quitou o restante do consórcio com 25% de desconto
 - Vendeu a moto por RS 3.250,00
- IPVA atrasado 3% de juro
- Bebê:  - Usa fralda descartável da Mônica ( 48 unidades por semana  )
- Leite Ninho 400gr ( 4 lts).
- Voltou ao seu emprego antigo ganhando 15 % a mais
Filho 02: Estuda num colégio público.
 - Entrega jornais R$ 85,00.
Bebê: começou ir à creche.
- transporte escolar 7,4% mais caro.
Avó: paga um plano de saúde para si e para os bebês de R$ 320,00 ( reajuste de mais 15%)
 - Teve um aumento de 8% nas prestações restante porque atrasou nas mensalidades da TV.
- Remédios aumentaram  15% : - 3x ao dia para o coração: 1 cx -30 comprimidos custa R$ 85,00.
- 2x ao dia Cálcio: 1 cx – 30 comp.  custa R$ 44,90.


terça-feira, 13 de maio de 2014

Compromisso Disciplinar

Direção e Equipe Pedagógica estiveram em Francisco Beltrão-PR, em reunião com Drª Camile, Promotora de Justiça,  juntamente com os demais profissionais do Núcleo Regional de Educação, para receber informações sobre o Termo de Compromisso Disciplinar que será aplicado na escola, observando-se o constante no Regimento Escolar.
Entre os assuntos discutidos, Drª Camile explicou o que é Ato Infracional e Ato de Indisciplina, suas implicações na escola. O que ela deve e não pode fazer; e as decisões a serem tomadas dentro da Lei.
Comentou-se sobre o papel das diversas estâncias que fazem parte da rede de proteção, e, outras questões, específicas da escola. As medidas socioeducativas imediatas e de execução continuada dependendo do caso.
Estavam presentes para orientar as escolas além da Promotoria, a ouvidoria do Núcleo Regional de Educação e a Patrulha Escolar, de Francisco Beltrão.

Na Escola:
- Diferenciar o que é Ato de Indisciplina e  Ato Infracional para tomar as medidas cabíveis.
- É necessário ter bom-senso para resolver as questões de indisciplina.
- Na reunião de pais, esclarecer sobre o Termo de Compromisso Disciplinar que é anexado ao Regimento Escolar.
- Os pais ou responsáveis devem estar cientes sobre o Regimento Escolar no momento da matrícula.
- Notificar os pais/responsáveis dos atos de indisciplina grave: desrespeitar professores, agressões entre colegas,  etc. Constar no Regimento da escola  as medidas para cada caso.
- O Regimento Escolar é o ponto de apoio da escola.
- Quando o aluno cometer ato infracional, registrar no livro de atas da escola; se for o caso, Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia. Mas é necessário bom senso.

A partir de leituras:

Fundamento Constitucional do Estatuto da Criança e do Adolescente:

“Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)”
Princípio da proteção integral: É norteador do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), que dispõe em seu artigo 1º:

“Art. 1º.  Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.”
Conceito de ato infracional:  É a conduta descrita como crime ou contravenção penal, quando praticada por criança ou por adolescente (artigo 103, Lei 8069/90).

Conceito de criança: É a pessoa que possui até doze anos de idade incompletos (artigo 2º, primeira parte, da Lei 8069/90).

Conceito de adolescente: É a pessoa que possui entre doze e dezoito anos de idade incompletos (artigo 2º, segunda parte, da Lei 8069/90).

Relação entre a espécie do ato infracional e a medida socioeducativa adequada:
# Para cada crime a lei prevê uma pena específica. Para cada ato infracional a lei prevê uma medida socioeducativa específica?
 Leves = Advertência, reparação do dano, prestação de serviços à comunidade ou liberdade assistida.
 Graves = Reparação do dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida ou semiliberdade.
 Gravíssimos = Reparação do dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação.

Referência:
http://www.familia.pr.gov.br/arquivos/File/Capacitacao/material_apoio/eca_mse_meioaberto.pdf
Acesso: 13.05.14





segunda-feira, 12 de maio de 2014

Espaços de Leitura

 

“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos”.

No Colégio Estadual de Marmeleiro, a leitura ocupa diversos espaços em toda a escola: biblioteca, sala de informática, sala de aula, sala dos professores, murais, corredores, secretaria, sala do pedagógico.

Tais espaços envolvem diversos tipos de leitura que ampliam as informações e o conhecimento do aluno.
E, ainda, os alunos do Ensino Fundamental, 6º ao 9º levam para casa a "Sacola da Leitura" para ler com a família durante a semana.
A Hora da Leitura ocorre uma vez por semana em dias e hora alternados.