quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dia "D" e Festa Junina

"nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança:
estar sempre alegre,
nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo o que se quer."
Paulo Leminski

25 DE JUNHO DE 2014

INTRODUÇÃO

            No dia 25 de junho, se desenvolverá na escola diversas atividades: recreativas e culturais, para os alunos, culminando com o “DIA LIVRE”, proposto no início do ano letivo. E também a Festa Junina, interna.
            Para o DIA “D”, na data citada, as mesmas estarão sob responsabilidade dos professores-
-colaboradores e o Grêmio Estudantil, até a hora do recreio. Após o lanche, atividades referentes à Festa Junina.
            Nos demais Dia “D”, ter-se-á programação específica.

 PROGRAMAÇÃO

MANHÃ E TARDE

25 DE JUNHO DE 2014
Nesta data os alunos estarão dispensados da obrigatoriedade do uso de uniforme. Não é necessário trazer material escolar.
Alunos, professores e funcionários, poderão trajar-se no estilo caipira.
Na cantina da escola estará à venda alimentos típicos de festa junina: pipoca, pinhão, pé de moleque, pastel, quentão(sem álcool), etc.

POSSÍVEIS ATIVIDADES – DIA “D”
- Gincana.
- Tênis de mesa, bets, baralho de uno.
- Torneio de truco, canastra, dominó, xadrez.
- Música: (karaokê), roda de viola.
- Comemoração do aniversário do colega.
- Leitura na biblioteca.
- Pesquisa no laboratório de informática.
- Esclarecimentos sobre conteúdos com professores.
- Produção de texto argumentativo, (inscrever-se com Profª Marina).

NOTURNO
- Além das atividades propostas no diurno, haverá Jogo de Futsal masculino, entre professores e os alunos da 3ª série A.
- Desafio masculino ou feminino, modalidade coletiva, entre os alunos, desde que haja duas ou mais equipes.
Marmeleiro, 09 de junho de 2014.


EQUIPE ORGANIZADORA

Entrevista com Dra. Amarilys de Oca Estupinan

Médica cubana do Posto de Saúde

Dra. Amarilys e enfermeira Anísia
Disciplina: História
Professora: Lúcia Padilha
Anos: 9º A e B
Manhã
Na entrevista, a médica explicou aos alunos a importância do curso de medicina e a dedicação que um médico deve ter.
Respondeu questionamentos sobre diversos assuntos do seu país, e porque optou trabalhar no Programa Mais Médicos, no Brasil.

 







Projeto Xadrez

Disciplina: Educação Física
Professora: Maria Helena de Santi Stael
Anos: 8º A, 9º A e B - manhã
6ºs, 9ºA e Ensino Médio - tarde
A professora Maria Helena elaborou o plano de ação do 1º trimestre enfatizando o ensino e aprofundamento no xadrez.

METODOLOGIA
Baseou-se na sugestão de aulas sobre xadrez disponível no Portal  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br
 Apresentou inicialmente um trecho do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal buscando diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos no xadrez.
Em seguida, com auxílio do tabuleiro mural de xadrez aprofundou o conhecimento sobre a movimentação enxadrística e como registrar uma partida na súmula.
O próximo passo foi realizado no laboratório de informática, onde cada aluno acessou o C.E.X. (Centro de Excelência de Xadrez), resolveram exercícios enxadrísticos e registraram-se para jogar on-line.
Na sequência, a professora propôs para os alunos resolução de questões com o uso do tabuleiro e das peças. Com os sinais convencionais da notação enxadrística, os alunos deveriam apontar situações de xeque, xeque mate ou rei afogado.
A etapa seguinte foi à resolução de finais, ou seja, com apenas um lance, o aluno deveria dar o xeque mate.
Para finalizar o projeto os alunos participaram de um torneio de xadrez interssala, quando através do desafio, puderam aprimorar as aberturas, meio jogo e finais de xadrez.
No dia 03 de junho, o colégio Estadual de Marmeleiro recebeu o enxadrista Glaucio Cella para proferir uma palestra sobre a importância do ensino do xadrez na escola, fazer a entrega de medalhas para os campeões e realizar uma partida simultânea com os doze alunos finalistas.

Programa Esporte e Lazer

 Disciplina: Educação Física
Professora: Maria Helena de Santi Stael
Ano: sextos anos
             As alunas dos sextos anos estão inscritas no Programa Esporte e Lazer onde são desenvolvidas atividades recreativas e esportivas no período intermediário.
 No primeiro trimestre, a Professora Maria Helena desenvolveu aulas de ginástica de solo e dança. No decorrer do mesmo foi elaborada uma coreografia com as alunas participantes que se apresentaram para as turmas de 6º anos.


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dança como fator de Integração e Socialização


Professor: Rene Duguay de Liz
Disciplina: Educação Física
Séries: 1ªA e 1ªB; 2ªA e 2ªB
Ensino Médio
Manhã e noite
Atividade: Dança Aeróbica em grupo
Objetivo: integração e socialização dos alunos.
Desenvolvimento: Seis etapas, uma aula para cada.
Primeira: proposta e discussão da ideia sobre o trabalho, sem revelar as etapas seguintes.  
Segunda: pesquisa individual no laboratório de informática, com complementação em casa(não obrigatória). Cada aluno deveria pesquisar sobre o tema, assistir a vídeo e elaborar até 10 movimentos e também sobre a música ideal para a aula.
Terceira: relacionar todos os movimentos no quadro, e selecionar no máximo 15 movimentos.   
Quarta: assistir a dois vídeos sobre aula de dança aeróbica, fazer anotações individuais sobre passos e o desenvolvimento da aula. 
Quinta: dividir o grupo de alunos(em torno de 30), em dois grupos. Cada grupo tinha um líder. A partir de momento, começaram os ensaios. Os alunos tiveram em torno de 8 aulas para ensaios.
Sexta-apresentação do trabalho registrado em fotos e vídeos.   
Pontos positivos:    
- empenho e dedicação dos alunos tanto nos ensaios como na apresentação.
- liderança de quem assumiu o grupo exigindo dos colegas empenho.
- integração e socialização entre os colegas do grupo.
- discussão pelo grupo após a apresentação, avaliando-se.
- alegria pelo cumprimento da atividade com sucesso.  
Pontos negativos:  
- falta de espaço para ensaios a apresentação.  

Fotos: 2ª A - manhã
 





 



 

 





 

 

 

 



 

 

 


                                              

Acessibilidade(accessible)

Entrevista: Joel Pereira Rodrigues
Disciplina: Língua Inglesa
Professora: Clevi Maria Spigosso
8º ano A-manhã
Tema:
Acessibilidade....
Inclusão social.
Preconceito.
Aceitação.
Superação.
Reabilitação.
Esporte adaptado.
Dança adaptada.